domingo, 3 de junho de 2018

SARESP - Questões de Ciências 2007

Leia o texto a seguir e responda as questões de números 01 a 06.

Luz em um mundo sob mudança 
Saiba que tipo de lâmpada os australianos e canadenses não querem mais em suas casas 

Você sabia que as tradicionais lâmpadas incandescentes - aquelas com formato redondinho, como a que vemos na foto - podem não fazer parte do futuro do planeta? Pois é: neste ano, dois países - Austrália e Canadá - anunciaram que irão acabar com a venda desse tipo de produto em 2010 e 2012, respectivamente. A razão? A existência de um outro tipo de lâmpada que consome menos da metade da energia exigida pelas incandescentes. Estamos falando das lâmpadas fluorescentes. 
Em nações como a Austrália e o Canadá, em que a energia elétrica é gerada em grande parte pela queima de carvão em termoelétricas, a troca de uma lâmpada por outra reduziria em larga escala a produção de gás carbônico, um dos gases envolvidos com o aquecimento do planeta. No Brasil, por conta do racionamento de energia que vigorou até 2002, muitas famílias optaram pelas lâmpadas fluorescentes na hora das compras. Uma boa escolha. Afinal, embora elas sejam mais caras à primeira vista - podem custar cinco vezes mais do que as incandescentes -, as lâmpadas fluorescentes duram dez vezes mais e podem representar, no final das contas, uma economia e tanto. 
Então, o que você acha de fazer uma inspeção na sua casa, ver se está em uso alguma lâmpada incandescente e incentivar seus pais a fazerem a troca por uma fluorescente o quanto antes? Com essa escolha, não só vocês, mas todo o planeta tem a ganhar! 
(FIGUEIRA, Mara. Luz em um mundo sob mudança. In Ciência Hoje para Crianças. Rio de Janeiro: agosto de 2007) 

01. O texto acima trata:
(A) das razões pelas quais dois países suspenderão a venda de lâmpadas incandescentes. 
(B) da vida das crianças em países desenvolvidos, como Canadá e Austrália. 
(C) dos gases envolvidos no aquecimento do nosso planeta. 
(D) do racionamento de energia vivido no Brasil até o ano de 2002. 

02. Grande parte da energia elétrica consumida na Austrália e no Canadá é gerada com:
(A) a força dos ventos nas usinas eólicas. 
(B) a força das águas nas hidroelétricas. 
(C) a queima do carvão nas termoelétricas. 
(D) material radioativo nas termonucleares. 

03. Os australianos e os canadenses estão preferindo as lâmpadas fluorescentes porque:
(A) podem custar cinco vezes mais que as lâmpadas incandescentes. 
(B) consomem menos energia que as lâmpadas incandescentes. 
(C) podem custar cinco vezes menos que as lâmpada incandescentes. 
(D) podem durar mais tempo que as lâmpadas incandescentes. 

04. O autor utilizou a foto que acompanha o texto para:
(A) mostrar qual é a lâmpada fluorescente. 
(B) explicar as desvantagens da lâmpada incandescente. 
(C) explicar as vantagens da lâmpada fluorescente. 
(D) mostrar qual é a lâmpada incandescente. 

05. “No Brasil, por conta do racionamento de energia que vigorou até 2002, muitas famílias optaram pelas lâmpadas fluorescentes na hora das compras”. 
O trecho acima se refere:
(A) a um fato que deverá ocorrer. 
(B) a uma dúvida dos consumidores. 
(C) a uma opinião da autora em relação ao ocorrido. 
(D) a um fato ocorrido no passado. 

06. Pode-se afirmar que "a troca de uma lâmpada por outra reduziria em larga escala a produção de gás carbônico" porque:
(A) a queima de carvão nas termoelétricas produz gás carbônico. 
(B) a lâmpada fluorescente aquece menos que a incandescente. 
(C) o gás carbônico é um dos responsáveis pelo aquecimento global. 
(D) a lâmpada fluorescente é a melhor escolha na hora da compra.

As questões de números 07 e 08 baseiam-se na peça publicitária apresentada ao lado.

07. Essa propaganda tem a intenção de atingir as pessoas que:
(A) não gostam de cigarro. 
(B) fumam, mas não querem parar. 
(C) fumam e querem parar. 
(D) não fumam. 

08. O cigarro, como aparece na ilustração da propaganda, mostra que:
(A) ele não faz bem à saúde. 
(B) dificilmente as pessoas conseguem parar de fumar. 
(C) as pessoas podem cortá-lo de suas vidas. 
(D) é proibido fumar.

Leia o texto a seguir e responda as questões de números 09 a 14.

Mistério no fundo do mar 
É verdade que existem lulas-gigantes no litoral da Noruega? 

Sim. As lulas-gigantes (gênero Architeithis) são os maiores moluscos e provavelmente os maiores invertebrados dos oceanos. No fim do século passado, foi encontrada, no litoral da Nova Zelândia, uma Lula que pesava cerca de 1 tonelada. Ela media, com os tentáculos esticados, quase 20 m. A maioria das lulas-gigantes até agora analisadas, porém, pesa por volta de 200 Kg e mede cerca de 12 m. Pouco se sabe sobre elas porque vivem entre 300 e 1000 metros de profundidade. São raríssimas as suas fotos. Por isso, as lulas-gigantes se tornaram um dos maiores mistérios da natureza. Por serem dotadas de grandes olhos, de até 30 cm de diâmetro, e longos tentáculos, as lulas devem ser caçadoras exímias de peixes e outros animais. Foram encontrados sinais de sua passagem em regiões temperadas de todos os oceanos, ao largo do Canadá, Japão, Ilhas Açores e da Madeira, Austrália, Nova Zelândia e ao longo do litoral sudeste e sul do Brasil. Há cerca de 20 anos, elas só eram achadas mortas, flutuando ou no estômago de cachalotes. Em outubro de 2005, um grupo de cientistas liderado pelo japonês Tsunemi Kubodera divulgou as primeiras fotos do animal. 
(Revista Galileu sem dúvida, novembro, 2006, p. 26) 

09. O texto acima serve para:
(A) informar os leitores sobre as lulas-gigantes. 
(B) prevenir acidentes marinhos com lulas-gigantes. 
(C) contar uma história de mistério com lulas-gigantes. 
(D) descrever o comportamento misteriosos das lulas-gigantes.

10. A maioria das lulas-gigantes analisadas até hoje:
(A) mede quase 20 metros. 
(B) pesa por volta de 200 Kg. 
(C) vive a mais de 1000 metros de profundidade. 
(D) foi encontrada na Nova Zelândia. 

11. As lulas-gigantes se tornaram um dos maiores mistérios da natureza porque:
(A) foram encontrados sinais de lulas-gigantes em regiões temperadas de todos os oceanos. 
(B) são os maiores moluscos e também os maiores invertebrados dos oceanos. 
(C) pouco se sabe sobre elas e são raríssimas as suas fotos. 
(D) possuem grandes olhos de até 30 cm de diâmetro e longos tentáculos. 

12. A lula-gigante, em geral, 
(A) é maior que a baleia-azul. 
(B) mede cerca de 12 metros. 
(C) enxerga pior do que o Homem. 
(D) é menor do que um elefante. 

13. Assinale a alternativa que apresenta uma opinião e não um fato. 
(A) “É verdade que existem lulas-gigantes no litoral da Noruega?” 
(B) “As lulas-gigantes são provavelmente os maiores invertebrados dos oceanos.” 
(C) Existem sinais da passagem de lulas-gigantes até no litoral do Brasil. 
(D) Um grupo de cientistas japoneses divulgou as primeiras fotos de uma lula-gigante. 

14. Lendo o texto é possível afirmar que as lulas-gigantes:
(A) existiram até o fim do século passado. 
(B) são os maiores animais do mundo. 
(C) servem de alimento para baleias cachalotes. 
(D) nunca foram vistas com vida até hoje.

Para responder às questões de números 15 e 16 , leia a propaganda ao lado.

15. Essa propaganda é destinada a:
(A) empresários de indústrias químicas. 
(B) usuários do telefone público. 
(C) cidadãos preocupados com a preservação da natureza. 
(D) órgãos públicos vinculados à secretaria do meio ambiente. 

16. A imagem retrata:
(A) o meio de comunicação a ser utilizado para se fazer a denúncia. 
(B) a extinção das espécies animais decorrentes da não preservação da natureza. 
(C) a conseqüência da poluição sonora. 
(D) a vegetação predominante no estado da Bahia.

Fonte bibliográfica:
http://saresp.fde.sp.gov.br/2007/subpages/provas.html

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