domingo, 3 de junho de 2018

SARESP - Questões de Ciências

01. O quadro ao lado retrata um grave problema ambiental das grandes cidades do mundo. Este problema está relacionado:  
A) à poluição do ar causada pelos automóveis.  
B) à falta de combustíveis para os automóveis.  
C) à baixa renda que não permite que todos tenham automóveis.  
D) ao pouco espaço  destinado aos ciclistas.

02. As figuras se referem a alguns aspectos da vida moderna que contribuem para que se possa ter uma boa qualidade de vida.
          Figura 1                                Figura 2
              

              Figura 3                                  Figura 4
           

Assinale a alternativa que relaciona, respectivamente, os fatores sugeridos pelas figuras 1, 2,3 e 4:


Figura 1
Figura 2
Figura 3
Figura 4
A)
Saneamento básico
Trabalho
Educação
Saúde
B)
Saúde
Saneamento básico
Educação
Trabalho
C)
Trabalho
Saúde
Saneamento básico
Educação
D)
Saneamento básico
Educação
Saúde
Trabalho

03. O armazenamento a frio dos alimentos representa um importante avanço tecnológico da humanidade porque: 
A) os alimentos demoram mais para estragar.  
B) torna os alimentos mais saborosos.  
C) aumenta o teor nutritivo dos alimentos.  
D) acelera o processo de degradação dos alimentos.  

04. A figura mostra o segundo maior planeta do sistema solar. Possui uma temperatura baixa, cerca de –180°C e, é o sexto planeta em distância do Sol, quase 10 vezes mais distante que a Terra. Ele é muito conhecido por seus anéis, embora não seja o único planeta de nosso sistema a possuí-los. O planeta mostrado na figura é:  
A) Vênus  
B) Saturno  
C) Urano  
D) Mercúrio

05. A tarefa numa aula de Ciências era classificar e justificar a classificação dos quatro seres vivos mostrados abaixo:
1 - Orelha-de-pau                                  2 - Paramécio      
                        

3 - Hibisco                                              4- Barata
                        

Assinale a alternativa em que a classificação do ser vivo e a justificativa estão corretas:  
A) o ser vivo da figura 1 pertence ao reino dos fungos, porque é autótrofo e unicelular.  
B) o ser vivo da figura 2 pertence ao reino das plantas, porque é heterótrofo e unicelular.  
C) o ser vivo da figura 3 pertence ao reino das plantas, porque é autótrofo e pluricelular.  
D) o ser vivo da figura 4 pertence ao reino dos animais, porque é heterótrofo e unicelular.

06. Doença típica de países tropicais, a leishmaniose apresenta uma situação preocupante no Brasil. Causada pelo protozoário Leishmania brasiliensis, a doença é comum nas regiões Norte e Nordeste do país.  
De acordo com a ilustração é correto afirmar que a leishmaniose pode ser transmitida:
A) diretamente de um cão infectado a outro.  
B) diretamente entre pessoas infectadas.  
C). de uma pessoa infectada para um cão.  
D) através da picada do mosquito infectado.

07. A esquistossomose, também chamada de barriga d’água, é uma doença provocada por um verme. Como seu tratamento é difícil, é muito importante tomarmos medidas para evitar sua transmissão. A figura ao lado, mostra as etapas do ciclo de vida desse verme.
Leia a figura e assinale a alternativa que apresenta uma medida preventiva importante para o combate dessa doença. 
A) Manter a casa sempre limpa e ventilada.  
B) Não permitir que animais fiquem dentro de casa.  
C) Não nadar, pescar, brincar nem lavar roupas em córregos.  
D) Colocar telas nas portas e janelas.

08. Alimentos embalados, como os da figura, normalmente demoram mais para apodrecer por que as embalagens:  
A) protegem os alimentos, evitando o contato com microrganismos presentes no ar atmosférico.  
B) contêm substâncias cuja função é acelerar a deteriorização dos alimentos.  
C) facilitam o contato com o ar atmosférico, o fator responsável pela deteriorização do alimento.  
D) favorecem o crescimento de microrganismos que preservam o alimento, evitando que deteriorem.

09. Observe as ilustrações de duas células diferentes.


Sobre essas células pode-se afirmar que: 
A) a bactéria não tem membrana.  
B) a célula animal tem membrana nuclear.  
C) a célula da bactéria não tem citoplasma.  
D) apenas a célula animal tem citoplasma.

10. O termo saneamento básico refere-se ao conjunto de medidas que visam preservar ou modificar as condições do meio ambiente com a finalidade de prevenir doenças infecciosas e promover a saúde. O gráfico a seguir representa o percentual de moradores em domicílios urbanos sem saneamento básico adequado nas grandes regiões brasileiras, segundo dados do IBGE (2006).
A análise dos dados apresentados permite concluir que a ocorrência de doenças infecciosas deve ser maior nas regiões: 
A) Norte, Nordeste e Sul.  
B) Sudeste, Sul e Centro-Oeste.  
C) Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste.  
D) Norte, Nordeste e Centro-Oeste.

11. Analise atentamente a imagem a seguir. Nela está representado o ciclo de vida do verme ancilóstomo, causador do amarelão.
De acordo com as informações da figura, a medida mais adequada para combater essa verminose é evitar:
A) comer carne mal passada.  
B) andar descalço na terra.  
C) nadar em lagoas com caramujos.  
D) comer verduras mal lavadas.

12. Leia o texto a seguir:  

Espécies marinhas que são alvo de pesca acabam em 2048, diz estudo.  

Um mundo sem filés de merluza ou pescada, sem salmões, camarões, casquinhas de siri e, claro, sem caviar. Um mundo desse tipo, sem nenhuma das fontes de alimento hoje extraídas do mar pelo homem, não está tão longe assim. Pesquisadores alertam que o ano de 2048 é o prazo-limite para o esgotamento de todas as espécies marinhas pescadas hoje, se  nada for feito.[...]  
Os pesquisadores alertam ainda para o fato que os ambientes costeiros ajudam também a melhorar a qualidade da água e a impedir a inundação de cidades protegidas por mangues e recifes. Vai ser muito melhor para o bolso e para o estômago humanos achar uma maneira mais racional de explorar essa riqueza. 

De acordo com o texto, acabar com a biodiversidade marinha pode provocar uma série de prejuízos tais como:  
A) a diminuição na quantidade da água e o aumento da quantidade de alimento para o ser humano.  
B) o aumento da qualidade da água e o aumento da quantidade de alimento para o ser humano.  
C) a proteção das cidades costeiras contra inundação e a melhoria na qualidade das construções.  
D) a diminuição da qualidade da água e a inundação das cidades costeiras.

13. O boto-cor-de-rosa (Inia geoffrensis) é um golfinho que vive em rios e muitas lendas existem sobre ele.  
Esse animal pode ser encontrado nos locais destacados no mapa abaixo.
O boto-cor-de-rosa é típico de qual ecossistema? 
A) Região amazônica.  
B) Pampas.  
C) Manguezais.  
D) Caatinga

14. Rochas que estão no cosmo podem cair na superfície da Terra, abrindo crateras. Se forem pequenas, apenas deixam um rastro luminoso no céu e chamam-se meteoros, mais conhecidos como estrelas cadentes.  
Entre as características da Terra indicadas abaixo, aquela que atua na queda dessas rochas do espaço é sua:
A) distância do sol.  
B) forma redonda.  
C) força gravitacional.  
D) proximidade da Lua.

15. Leia o texto a seguir:  
O Brasil é o país mais rico em biodiversidade do mundo  
Estima-se que a Amazônia concentre cerca de 50% de todas as espécies do planeta, segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA). No entanto, menos de 10% dessa biodiversidade é conhecida e muito dessa riqueza biológica desaparecerá antes que se possa conhecê-la. A extinção de uma espécie afeta toda a rede de relações. Insetos, aves e outros animais são responsáveis por garantir a manutenção do equilíbrio ecológico, como a polinização e o transporte de sementes. Quando uma espécie desaparece subitamente, pode não haver um substituto para suas funções.  
De acordo com o texto é correto afirmar sobre a extinção de espécies na Amazônia que:
A) 50% das espécies da região já foram estudadas e se conhece muito sobre elas, o que facilita sua preservação.  
B) a extinção de uma espécie acaba afetando as relações entre os demais seres vivos da região.  
C) a extinção de uma espécie contribui para a manutenção do equilíbrio ecológico e a sobrevivência das demais espécies.  
D) se uma espécie for extinta, outra pode ocupar a sua função na natureza.

16. Leia o texto a seguir:  
Do lobo ao cão doméstico  
Está cada vez mais certo que o cão doméstico se originou do lobo cinzento (Canis lupus) ou de um ancestral comum muito próximo. Teorias antigas levantavam hipóteses de o cão ter sido originado a partir de coiotes, chacais ou outros lobos. Mas essas ideias foram abandonadas depois de analisado o DNA de cada espécie e de se ter constatado que o lobo cinzento e o cão possuem DNA quase idênticos.  
As semelhanças entre as duas espécies são muito grandes, desde a comunicação corporal, feita com sinais de submissão e dominância, até o comportamento de ataque e a inteligência para resolver problemas complexos.  
A capacidade de ser treinado e de se adaptar a diversas situações é uma das diferenças entre as duas espécies. É muito mais difícil ensinar um lobo do que um cão a sentar, a deitar, etc. 
A respeito da ideia expressa na reportagem sobre a origem do cão doméstico, pode-se dizer que está de acordo com os princípios:
A) criacionistas, de que Deus criou todas as espécies como são atualmente.  
B) evolucionistas, de que Deus criou os ancestrais de todas as espécies atuais.  
C) criacionistas, de que todas as espécies vêm se modificando ao longo do tempo.  
D) evolucionistas, de que todas as espécies evoluem com o passar do tempo.

17. Uma boa qualidade de vida está relacionada com diversos fatores entre eles hábitos saudáveis condições ambientais satisfatórias.
               Figura 1                               Figura 2


               Figura 3                                    Figura 4   
 

Entre as situações apresentadas, está relacionada a uma boa qualidade de vida, apenas a mostrada na figura: 
A) 1
B) 2
C) 3
D) 4

18. Em algumas localidades, o abastecimento de água nas casas é realizado com água de poços caseiros. Será seguro beber a água de um destes poços se, antes de ser bebida, ela for: 
A) armazenada em pote de barro.  
B) filtrada e fervida.  
C) armazenada em geladeira.  
D) fresca, isto é, tirada imediatamente do poço.

19. Uma pessoa está viajando pelo interior do Brasil e chega a um lugarejo isolado em que não há um sistema de tratamento de água. Está com muita sede e conta apenas com a água da região. Que conselho você daria a esta pessoa para que ela pudesse se proteger de doenças transmitidas pela água? 
A) Beba a água sem receio, pois a água do interior não é contaminada. 
B) Deixe a água descansar por algumas horas antes de bebê-la. 
C) Ferva e filtre a água antes de bebê-la. 
D) Use um coador de pano para filtrar a água antes de bebê-la.

20. Observe atentamente a imagem a seguir, que representa o Ciclo da Malária.
De acordo com a imagem, a doença pode ser transmitida de uma pessoa para outra por meio:  
A) do beijo  
B) do abraço  
C) da picada de mosquito  
D) da tosse   
Fonte: PORTUGAL. Ministério da Ciência e do Ensino Superior. Instituto de Medicina Molecular. Ciclo da vida. Lisboa, 2004. Disponível em: </html/Ciclo_Vida.bmp>. Acesso em: 1 nov. 2008.

21. Os meios de comunicação têm divulgado a necessidade de se combater a dengue. Para ser eficiente, o combate à epidemia de dengue depende das ações: 
A) de cada indivíduo, apenas. 
B) do indivíduo e sua família, apenas. 
C) do indivíduo, sua família e seus vizinhos, apenas. 
D) de toda a população, incluindo os órgãos governamentais.

22. No Brasil, os responsáveis pela coleta e tratamento de lixo doméstico são as prefeituras municipais. Naquelas em que se faz a reciclagem dos materiais do lixo, cabe aos moradores: 
A) coletar e vender as latas de alumínio. 
B) colocar o lixo em caixas descobertas de madeira. 
C) separar o lixo úmido (orgânico) do lixo seco (metais, papéis, vidro). 
D) levar o lixo para locais próximos às usinas de compostagem ou reciclagem.

23. Leia o texto a seguir:
Um dos indicadores para avaliar a qualidade de vida é o da mortalidade infantil, que indica quantas crianças menores de um ano, dentre as que nasceram vivas, morreram em determinado tempo, período e local. Isto porque, nesta faixa de idade, estas crianças são mais sensíveis às condições do ambiente. No Brasil, os coeficientes de mortalidade infantil variam bastante de um estado a outro, como você pode conferir na tabela ao lado:

Com base nas informações sobre mortalidade infantil e o porquê as crianças morrem antes de um ano de idade, indique os dois estados com maiores problemas para atender às suas populações com redes de esgoto e de água encanada, dentre os listados na tabela:  
A) Rio Grande do Sul e Minas Gerais.
B) Rondônia e Piauí.
C) Minas Gerais e Rio Grande do Sul.
D) Paraíba e Piauí  

24) Com base nas informações sobre mortalidade infantil e o porquê as crianças morrem antes de um ano de idade, indique os dois estados que certamente reúnem as melhores condições de saneamento básico, dentre os listados na tabela: 
A) Rio Grande do Sul e Minas Gerais.
B) Rondônia e Piauí.
C) Minas Gerais e Rio Grande do Sul.
D) Paraíba e Piauí  

25. Existem hábitos de vida que promovem a saúde, enquanto outros são muito prejudiciais, por exemplo: 
I - Comer alimentos gordurosos.  
II - Praticar esportes regularmente.  
III - Dedicar algum tempo para o lazer.  
Entre os comportamentos citados, podem ser considerados saudáveis:  
A) I e II, apenas.
B) I e III, apenas.
C) II e III, apenas.
D) I, II e III.

26. A imagem a seguir tem sido utilizada na propaganda de combate ao mosquito transmissor da dengue.
Ela sugere que a epidemia de dengue: 
A) já foi solucionada. 
B) é mais grave de dia do que de noite. 
C) exige atenção permanente. 
D) não preocupa os órgãos governamentais.     
Fonte: UNICAMP. Pró-reitoria de Desenvolvimento Universitário. Dengue. Campinas, 2006. 1 adesivo. Disponível em:<http://www.prdu.unicamp.br/dengue/diaD/2006/adesivo_dengue_2 006.jpg>. Acesso em: 21 jul. 2006

27. Analise atentamente a imagem a seguir. Nela está representado o ciclo de vida do verme Ascaris lumbricoides, causador da Ascaridíase.
De acordo com as informações da figura, a medida mais adequada para combater essa verminose é evitar: 
A) comer carne mal passada. 
B) andar descalço na terra. 
C) nadar em lagoas com caramujos. 
D) comer verduras mal lavadas.         
Fonte: COPASA.Ciclo de vida do Ascaris limbricoides. Belo Horizonte, 2005. Disponível em: http://www.copasa.com.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?sid=101 Acesso em: 1 nov. 2008

28. Analise atentamente a imagem a seguir. Nela está representado o ciclo de vida do verme Taenia solium, causador da Teníase.
De acordo com as informações da figura, a medida mais adequada para combater essa verminose é evitar:  
A) comer carne mal passada.  
B) andar descalço na terra.  
C) nadar em lagoas com caramujos.  
D) comer verduras mal lavadas.     
Fonte: COPASA. Ciclo de vida e da taenia. Belo Horizonte, 2005, Disponível em: <http://www.copasa.com.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?sid=101.>. Acesso em: 1 nov. 2008.

29. A ascaridíase é uma doença causada pelo verme Ascaris lumbricoides. Ele vive no intestino do ser humano e seus ovos são eliminados juntamente com as fezes das pessoas doentes. O esquema a seguir representa o ciclo de vida desse verme.
1 - Ovos contendo larva contaminam água e/ou alimentos; 
2 - Ingestão dos alimentos contaminados com os ovos com larva; 
3 - Passagem do ovo pelo estômago e liberação da larva no intestino delgado; 
4 - Penetração das larvas na parede intestinal; 
5 - Larvas vão para os pulmões; 
6 - Larvas se desenvolvem e migram para a faringe; 
7 - Expulsão das larvas pela tosse ou deglutição das mesmas; 
8 - Larvas atingem novamente o duodeno transformando-se em adultos. Fêmeas, após a cópula, iniciam a postura de ovos. 
9 - Eliminação dos ovos pelas fezes e contaminação do ambiente; 
10 a 12 - Evolução dos ovos férteis até se tornarem larvas.
Fonte: CICLO biológico. Disponível em: <http://www.fcfrp.usp.br/dactb/Parasitologia/ Arquivos/Genero_Ascaris.htm>. Acesso em: 1 nov. 2008.

Indique a alternativa que apresenta uma maneira eficiente de interromper o ciclo da doença na população. 
A) Aplicar larvicida para a eliminação de larvas do solo e da água. 
B) Tomar remédios que matem as larvas no intestino delgado. 
C) Adotar medidas, como saneamento básico, que impeçam que fezes contaminadas atinjam água e alimentos. 
D) Informar a população para que utilizem calçados, pois as larvas podem penetrar pela pele dos pés.

Leia o trecho da música e responda as questões 30 e 31.

O céu vai tão longe está perto 
O céu fica em cima do teto 
(...) 
Dentro do universo mora o céu 
O céu pára-quedas e saltos 
O céu vai do chão para o alto 
O céu sem começo nem fim 
Para sempre serei seu fã 
Olhai pro céu, olhai pro chão.    
Fonte: MONTE, Marisa; REIS, Nando. O céu. In: MONTE, Marisa. Cor de rosa e carvão. Rio de Janeiro: EMI, 1994. 1 CDROM.

30. O trecho da música “Céu”, de Marisa Monte e Nando Reis, permite concluir que: 
A) o céu vai do chão ao universo. 
B) o céu é do tamanho da atmosfera da terra. 
C) o céu acaba na lua. 
D) o céu acaba na altura das nuvens.  

31. Normalmente imaginamos o céu como sendo apenas o que está acima das nossas cabeças. No trecho da música, Marisa Monte e Nando Reis consideram que o céu contém: 
A) a Terra e tudo o que existe acima das nossas cabeças. 
B) o teto das casas, o pára-quedas e os saltos 
C) a Terra, as nuvens e a atmosfera de cada planeta. 
D) as nuvens e a atmosfera de cada planeta.

32. Ao meio dia, ou seja, num período de 12 horas, o Sol está a pino na linha do Equador, ou seja, perpendicular à superfície da Terra. Nessa situação, a Terra completou: 
A) um quarto de seu movimento de rotação.
B) metade de seu movimento de rotação.
C) o total de seu movimento de rotação.
D) duas vezes o seu movimento de rotação.

33. Analise atentamente a imagem a seguir. Nela está representado o ciclo de vida do verme ancilóstomo, causador do amarelão.
De acordo com as informações da figura, a medida mais adequada para combater essa verminose é evitar:  
A) comer carne mal passada.  
B) andar descalço na terra.  
C) nadar em lagoas com caramujos.  
D) comer verduras mal lavadas.       
Fonte:COPASA. Ciclo de vida do ancilóstomo. Belo Horizonte,2005. Disponível em: http://www.copasa.com.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?sid=101. Acesso em: 1 nov. 2008.

34. Quatro pessoas que moram em uma mesma cidade têm hábitos de vida bastante diferentes: 
• João trabalha quinze horas por dia. 
• Maria faz longas caminhadas três vezes por semana. 
• Pedro gasta quatro horas por dia para ir de casa ao trabalho e vice-versa. 
• Ana vive com a família de 10 pessoas em um barraco de madeira.  
Pode-se identificar um fator de boa qualidade de vida no cotidiano de: 
A) João.
B) Maria.
C) Pedro.
D) Ana.

35. Desde tempos remotos, o ser humano vem desenvolvendo técnicas para conservar seus alimentos. Atualmente, várias dessas técnicas são conhecidas, algumas realizadas exclusivamente pela indústria alimentícia, enquanto outras são utilizadas nas casas. Nas cozinhas domésticas, os dois processos de conservação de alimentos mais utilizados são: 
A) a liofilização e a desidratação.
B) a refrigeração e o congelamento.
C) a fervura e a pasteurização.
D) a defumação e a irradiação.

36. O armazenamento a frio dos alimentos representa um importante avanço tecnológico da humanidade por que: 
A) os alimentos demoram mais para estragar.
B) torna os alimentos mais saborosos.
C) aumenta o teor nutritivo dos alimentos.
D) acelera o processo de degradação dos alimentos.

37. O material particulado (poeira) é um poluente atmosférico que pode ser emitido pela queima de combustíveis e, também: 
I pelos telefones celulares.
II pelas obras da construção civil.
II pelas queimadas.
Assinale a alternativa que apresenta os mecanismos que liberam material particulado, além da queima de combustíveis: 
A) I e II, apenas.
B) I e III, apenas.
C) II e III, apenas.
D) I, II e III.

Leia o texto e depois responda:
11 tipos de tubarões correm risco de extinção, diz organização A União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN, em inglês) advertiu nesta quinta-feira, 22, que das 30 espécies de tubarões pelágicos - que vivem em alto mar -, 11 correm risco de extinção. [...] O relatório atribui este perigo de extinção tanto à pesca predatória em alto mar quanto à demanda cada vez maior por sopa de barbatana de tubarão nos países asiáticos. [...] O texto revela que a cada ano são comercializados no mundo 38 milhões de exemplares de tubarão, entre três e quatro vezes mais do que permite a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO).    
Fonte: FAUNA Brasil. 11 tipos de tubarões correm risco de extinção...  

38. De acordo com o texto a principal ameaça aos tubarões, que pode levar à extinção de várias outras espécies é: 
A) a poluição dos oceanos, seu habitat natural. 
B) a pesca predatória em razão da busca por suas barbatanas. 
C) a competição por alimento com outros peixes carnívoros. 
D) o comércio de três a quatro exemplares de tubarão.

39. Rochas que estão no cosmo podem cair na superfície da Terra, abrindo crateras. Se forem pequenas, apenas deixam um rastro luminoso no céu e chamam-se meteoros, mais conhecidos como estrelas cadentes. 
Entre as características da Terra indicadas abaixo, aquela que atua na queda dessas rochas do espaço é sua: 
A) força gravitacional.
B) forma redonda.
C) distância do sol.
D) proximidade da Lua.

40. Os irmãos Kátia e Igor detestam verduras e frutas e preferem frituras. Nunca comem alimentos crus e só de vez em quando comem feijão. Sua comida preferida é churrasco. Se você fosse convidado para aconselhar os irmãos sobre uma alimentação mais saudável, diria: 
A) evitem frituras porque contêm apenas carboidratos que contribuem para aumentar o nosso colesterol. 
B) comam verduras e frutas – elas contêm vitaminas que nos protegem contra várias doenças. 
C) comam feijão regularmente, pois este alimento é rico em vitaminas, cálcio e gorduras. 
D) evitem churrasco, pois o excesso de proteína contribui para o desenvolvimento de diabetes.

41. O combate às epidemias como a da dengue é um esforço que envolve toda a sociedade. Entre as ações citadas como necessárias estão: 
I - Evitar o acúmulo de água parada em vasos de planta. 
II - Elaborar peças publicitárias sobre os riscos da dengue. 
III - Descartar de forma apropriada garrafas vazias. 
As ações citadas dependem:


Ação I
Ação II
Ação III
A)
Governo
Cada cidadão
Governo
B)
Governo
Governo
Cada cidadão
C)
Cada cidadão
Governo
Cada cidadão
D)
Cada cidadão
Governo
Cada cidadão

42. Em uma residência se utiliza a água para: 
I - lavar o carro;
II - tomar banho;
III - preparar alimentos;
IV - beber;
V - lavar o quintal.   
Em épocas de estiagem (seca), as atividades que devem ter sua frequência ou duração diminuída são: 
A) I e II
B) I e V
C) II e IV
D) III e V

43. Abaixo estão algumas considerações relativas ao uso de álcool como combustível: 
I- é um combustível renovável. 
II- é mais poluente que a gasolina. 
III- é menos poluente que a gasolina. 
IV- requer extensas áreas de plantio que poderiam ser utilizadas para plantação de alimentos.  
Assinale a alternativa que apresenta as afirmações listando vantagens do uso de álcool como combustível: 
A) I e II, somente.
B) I e III, somente.
C) II, III e IV, somente.
D) I, II, III e IV.

44. O trecho abaixo nos informa sobre uma verminose, a teníase, que causa alteração do apetite e diarreia no doente. A cisticercose, mais grave, é causada pelo alojamento do ovo da tênia nos tecidos muscular e nervoso. 
“Estão mais sujeitas à teníase as pessoas que preparam alimentos e provam a carne suína ou bovina antes de cozinhar e os indivíduos que fazem as refeições fora de casa. Fatores econômicos, culturais (hábitos alimentares) e religiosos tendem a expor certos grupos de indivíduos em maior ou menor grau. Na culinária tradicional de muitas culturas, há pratos que utilizam carne crua, por exemplo, o quibe cru”. 
Fonte: ESTÃO mais sujeitas à teníase...Ciência Rural, Santa Maria, RS, v. 30, n.3, p. 541-548, 2000. Disponível em <http://www.scielo.br/pdf/cr/v30n3/a30v30n3.pdf>. Acesso em 18 jul. 2008.  
Para evitar a teníase, portanto, é fundamental: 
A) guardar na geladeira as carnes e os pescados.
B) cozinhar bem carnes de boi ou porco.
C) lavar as mãos após as refeições.
D) preparar a própria comida.

45. Doenças como a esquistossomose e a cólera são adquiridas pelos seres por meio do contato com águas contaminadas ou pela ingestão direta da água ou de alimentos contaminados. Suponha que na região em que você mora algumas pessoas apresentaram essas doenças. O conjunto de ações que pode evitar a contaminação de outras pessoas inclui: 
A) evitar contato com a água das lagoas da região, lavar bem e cozinhar os alimentos, ferver a água antes de beber e lavar as mãos antes das refeições. 
B) cozinhar os alimentos, usar maiô para nadar nas lagoas da região, tampar a caixa d’água, filtrar a água antes de consumi-la e usar inseticida. 
C) filtrar a água antes de consumi-la, ingerir apenas alimentos frescos cultivados com água da região e combater os mosquitos e seus criadouros. 
D) lavar as mãos depois das refeições, andar descalço para sentir a natureza e ingerir verduras cruas que são mais saudáveis.

46. Quatro crianças estão conversando sobre a origem da vida na Terra, após uma aula de Ciências:  
- Marcos: Eu acredito na explicação científica que diz que a vida se formou no planeta a partir substâncias não vivas! 
- Cleide: Minha família é muito religiosa, de modo que aprendi desde pequena que foi Deus quem criou os seres vivos. 
- Osvaldo: Eu acabei de ler um livro sobre mitos africanos e acredito numa das Histórias que falava que a vida se originou de um ser especial. 
- Rose: Vocês estão discutindo à toa! Eu acho que todas as explicações são igualmente válidas, pois cada um vê o mundo do seu jeito, a partir de sua história.  
Pela conversa entre os alunos podemos concluir que quem percebe que existem diferentes interpretações para a origem da vida na Terra é: 
A) Marcos.
B) Cleide.
C) Osvaldo.
D) Rose.

47. Várias espécies da fauna brasileira estão ameaçadas de extinção. Dentre elas, podemos citar a arara-azul, a tartaruga-de-pente, a onça-pintada e o cervo-do-pantanal. Entre as ações humanas relacionadas ao desequilíbrio ambiental, aquela que contribui diretamente para a extinção dessas quatro espécies é: 
A) a caça indiscriminada.
B) a construção de usinas.
C) o garimpo de ouro.
D) a introdução de predadores.

48. A salmonelose (infecção alimentar por Salmonela) é uma doença causada por bactérias, bastante comum no Brasil. Entre seus sintomas mais característicos, estão: 
A) dor de barriga, diarreia e vômito.
B) tosse, dor de cabeça e vômito.
C) pulmão congestionado, tontura e diarreia.
D) coceira no corpo, dor de cabeça e diarreia.  

49. A salmonelose (infecção alimentar por Salmonela) é uma doença causada por bactérias, bastante comum no Brasil. A forma mais comum de contágio dessa doença é: 
A) beijar pessoas contaminadas
B) utilizar roupas de pessoas doentes.
C) ingerir alimentos contaminados.
D) andar descalço.

50. Quando se trata de saúde, é muito importante prevenir a propagação de doenças. Algumas delas são provocadas pelo consumo de água contaminada. Uma ação importante para o combate dessas doenças é: 
A) utilizar telas nas janelas para evitar a entrada de insetos. 
B) tratar o esgoto antes de lançá-lo nos rios. 
C) consumir carnes bem passadas. 
D) adicionar iodo ao sal de cozinha.

51. “Com aumento de 70% da concentração de poluentes no ar em São Paulo, exercícios ao ar livre podem trazer riscos à saúde; áreas com trânsito pesado devem ser evitadas.”  
Fonte: SILVEIRA, Julliane. Com aumento de 70%... Folha de São Paulo, São Paulo, 7 ago. 2008. (fragmento).  
Tendo em vista o descrito no texto, a associação que pode ser estabelecida entre um risco à saúde para quem prática exercícios ao ar livre em áreas com ar poluído e a causa principal do tipo de poluição em questão é: 
A) problemas digestivos / indústrias.
B) problemas digestivos / excesso de veículos.
C) problemas respiratórios / excesso de veículos.
D) problemas respiratórios / indústrias.

52. Esta ilustração representa esquematicamente o ciclo da água. Os números de 1 a 5 significam respectivamente:
A) evaporação; condensação; precipitação; retorno da água aos rios e mares; infiltração da água no solo.  
B) condensação; evaporação; precipitação; retorno da água aos rios e mares; infiltração da água no solo.  
C) precipitação; condensação; infiltração da água no solo; retorno da água aos rios e mares; evaporação.  
D) infiltração da água no solo; retorno da água aos rios e mares; precipitação; condensação; evaporação.    
Fonte: KEROAGUA. (imagem adaptada). Disponível: < www.keroagua.blogspot.com>. Acesso em: 22 jul. 2008.

53. As disenterias bacterianas constituem a principal causa de mortalidade infantil nos países subdesenvolvidos, em que famílias mais pobres vivem em péssimas condições sanitárias e de moradia. Essas disenterias são causadas por diversas bactérias como a Shigella e a Salmonella, por exemplo. Essas doenças são transmitidas: 
A) principalmente no verão pela picada de insetos, como o mosquito Aedes Aegypti
B) pela ingestão de água e alimentos contaminados por fezes contendo os microrganismos. 
C) pelo ar poluído por automóveis das grandes cidades. 
D) pela saliva de uma pessoa doente para uma pessoa sadia.

54. Analise o quadro abaixo:


Fonte: GOOGLE: imagens: Montagem de fotos. Disponível em: <http://images.google.com.br/imgres?imgurl,>. <http://marino.goncalves.zip.net/images/desmatamentoamazonia.jpg&imgrefurl, http://marino.goncalves.zip.net/.> Acesso em: 1 nov. 2008.  
O quadro acima mostra cenas de um dos principais ecossistemas brasileiros. As fotos, em diferentes escalas, mostram uma paisagem desse ecossistema, um de seus grandes problemas atuais, uma de suas plantas características e um de seus animais ameaçados de extinção. O ecossistema em questão é: 
A) o Pantanal.
B) a Mata Atlântica.
C) a Floresta Amazônica.
D) a Caatinga.

55. O álcool usado como combustível tem a vantagem de ser renovável. Além disso, outra vantagem do uso desse combustível é: 
A) utilizar áreas de plantio de alimentos de subsistência. 
B) ser mais poluente que a gasolina. 
C) poluir menos que a gasolina. 
D) variar a produção conforme o preço internacional do açúcar.  

56. O uso do álcool no tanque dos automóveis ajuda a preservar o ambiente porque o álcool é um combustível: 
A) barato.
B) tóxico.
C) explosivo.
D) renovável.

57. Leia o texto abaixo:
Suponha que você esteja num barco em alto mar, afastado da costa ou de qualquer referência de terra firme: casas, rochas ou faróis. Seu barco navega e com o passar das horas você não tem o controle sobre o caminho que ele faz. Há os ventos e as correntezas que o direcionam além da sua vontade ou orientação. Então, como saber onde você está? 
Perguntamos a um pescador experiente como ele faz para saber onde está, quando sai para pescar à noite. Como era de se esperar, ele esclarece: “Olho o céu”...  
Fonte: GERMANO, Stella Medeiros; CARVALHO FILHO, Joel Câmara de. Esferas celestes e coordenadas geográficas. (adaptado). Disponível em: <http://www.sedis.ufrn.br/documentos/arquivos/713.pdf>. Acesso em 1 nov. 2008.

A resposta dada pelo pescador de que ele olha o céu para se orientar justifica-se, pois para nos localizarmos à noite, além do conhecimento sobre as coordenadas geográficas, é necessário também olhar para o céu e observar: 
A) a posição e as formas das nuvens. 
B) a posição dos outros planetas do sistema solar.  
C) a posição de constelações de estrelas conhecidas. 
D) as fases da lua.

58. O movimento de rotação da Terra dura 24 horas e é formado por um dia e uma noite. Durante uma semana (168 horas) vão se passar: 
A) 5 dias e 5 noites.
B) 6 dias e 8 noites.
C) 7 dias e 7 noites.
D) 8 dias e 6 noites.

59. A figura ilustra a rotação da Terra, que é o movimento de um giro completo que o planeta faz em torno de seu eixo em um período aproximado de 24 horas, com velocidade aproximada de 1.675 km/h. Apesar desta incrível velocidade, os objetos, as águas dos mares e os seres vivos não são arremessados para fora do planeta. Esse fato pode ser explicado pela:  
A) forma da Terra, que sendo redonda, diminui a velocidade do movimento de rotação a cada volta.  
B) gravidade, força que “puxa” para o centro da Terra, prendendo todos na sua superfície.  
C) atmosfera, camada gasosa que recobre a superfície da Terra e impede a saída do planeta.  
D) própria rotação que mantém a Terra em constante movimento e não permite que estes elementos escapem de superfície.
Fonte: MUNDO educação. (adaptado). Disponível em: <http://mundoeducacao.uol.com.br/upload/conteudo_legenda/ 9b0ad1e65947f8821ec97b14e6aa05dc.jpg>. Acesso em: 1 nov. 2008.

60. O esquema mostra o movimento de rotação da Terra e a distribuição da energia solar. Repare que a energia solar não se distribui da mesma maneira entre os hemisférios norte e sul, divididos pela linha do equador, o que causa dias mais longos em um hemisfério (verão), e dias mais curtos no outro (inverno).
Esta distribuição desigual dos raios solares entre os hemisférios se deve principalmente ao fato:  
A) do Sol estar inclinado em relação ao eixo de rotação da Terra.  
B) da Terra ser redonda e girar em torno do Sol.  
C) do eixo de rotação da Terra ser inclinado em relação ao plano dos raios solares.  
D) do eixo de rotação da Terra ser paralelo ao plano dos raios solares.    
Fonte: COLTRI, Priscila Pereira et al. Estações do ano e agricultura. In: CPTEC. Meteorologia para a agricultura. (adaptado). Brasília, DF: CPTEC, 2008. Disponível em: <http://www.cptec.inpe.br/cgi-bin/webpub/noticia.cgi?8369>.

61. A água é um recurso natural finito. Por esse motivo, nossa atitude ao consumirmos água potável deve ser:  
A) despreocupada.
B) egoísta.
C) racional.
D) individualista.

62. Observe atentamente a imagem a seguir. Ela representa o Ciclo da Doença de Chagas.
Fonte: REINOS. Só Biologia, [s.l.], 2008. Disponível em: <http://www.sobiologia.com.br/figuras/Reinos/chagas2.jpg>. Acesso em 1 nov. 2008.  

De acordo com a imagem, os momentos em que o barbeiro (inseto) participa diretamente do ciclo da doença são: 
A) 1 e 6.
B) 2 e 5.
C) 2 e 3.
D) 4 e 5.

63. Observe as figuras a seguir:
Figura 1                                            Figura 2
Estrutura vegetal                              Estrutura animal
vista ao microscópio                        vista ao microscópio

Observando-se as duas figuras podemos concluir que: 
A) as duas estruturas são formadas por células. 
B) apenas a estrutura vegetal é formada por células. 
C) apenas a estrutura animal é formada por células. 
D) as duas estruturas são formadas por células de mesma aparência.
Fonte: PEREIRA, Candido. Sob os nossos olhos. Microfotografias. Disponível em:<www.candidopereira.net/sob_os_nossos_olhos/>. Acesso em: 1 nov. 2008.

64. Leia o texto abaixo e responda:
O Brasil é o país mais rico em biodiversidade do mundo  
Estima-se que a Amazônia concentre cerca de 50% de todas as espécies do planeta, segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA). No entanto, menos de 10% dessa biodiversidade é conhecida e muito dessa riqueza biológica desaparecerá antes que se possa conhecê-la. A extinção de uma espécie afeta toda a rede de relações. Insetos, aves e outros animais são responsáveis por garantir a manutenção do equilíbrio ecológico, como a polinização e o transporte de sementes. Quando uma espécie desaparece subitamente, pode não haver um substituto para suas funções. 

De acordo com o texto é correto afirmar sobre a extinção de espécies na Amazônia que: 
A) 50% das espécies da região já foram estudadas e se conhece muito sobre elas, o que facilita sua preservação. 
B) a extinção de uma espécie acaba afetando as relações entre os demais seres vivos da região. 
C) a extinção de uma espécie contribui para a manutenção do equilíbrio ecológico e a sobrevivência das demais espécies. 
D) se uma espécie for extinta, outra pode ocupar a sua função na natureza.

65. Qualquer alimento exposto ao ambiente estraga. O principal fator que explica essa deterioração é a: 
A) ação dos micro-organismos presentes no ar. 
B) exposição do alimento à luz solar. 
C) absorção de água e de sais minerais. 
D) contaminação com gás carbônico da atmosfera.

66. Observe a figura a seguir.
Assinale a atitude que demonstra preocupação com o uso racional da água. A) Tomar banhos demorados.  B) Escovar os dentes com a torneira aberta.  C) Lavar o quintal de casa diariamente. D) Fechar a torneira ao ensaboar a louça suja. Fonte: MAUÁ (SP). Turma do Saminha. Disponível em: <http://www.maua.sp.gov.br/not/483_samag.jpg>. Acesso em: 28.out.2008.

67. Leia o texto abaixo:
Uma rã presa num bloco de resina cristalizada de âmbar, de cerca de 25 milhões de anos, achada no estado mexicano de Chiapas, está despertando o interesse dos cientistas do país. A peça tem um valor muito alto por ser um espécime de 25 milhões de anos que permaneceu inteiro. Além disso, pode ser observado em três dimensões, o que representa infinitas possibilidades de estudo, ao contrário de outros fósseis do mesmo período. 
Por ser um vertebrado, chama a atenção que tenha ficado preso pela resina de âmbar, cuja função é proteger a árvore de insetos parasitas como os cupins.   
Fonte: FÓSSIL de rã preservado em âmbar...Bichos, [s.l.}, 15 fev. 2007. (adaptado). Disponível em: <http://bichos.uol.com.br/ultnot/efe/ult2629u623.jhtm>. Acesso em 15 fev. 2007.

Segundo o texto, podemos concluir que a peça tem um valor muito alto porque pode contribuir para o estudo: 
A) dos cupins que costumam atacar árvores que produzem o âmbar. 
B) dos tipos de rochas da atualidade. 
C) da estrutura geral do vertebrado que viveu na Terra há 25 milhões de anos. 
D) do funcionamento interno do animal que viveu há 25 milhões de anos.

68. Nosso planeta abriga uma enorme diversidade de seres vivos. Os biólogos os reúnem em grandes grupos chamados reinos, que são subdivididos em grupos menores e assim, sucessivamente. Utilizam para isso critérios de semelhança e de parentesco. Usar sistemas de classificação se justifica porque isto: 
A) torna o estudo dos seres vivos mais interessantes. 
B) favorece a ilustração e a descrição dos seres vivos. 
C) dificulta a previsão de características de um dado organismo. 
D) facilita a identificação e o estudo dos seres vivos.

69. Conforme representado na figura, dois meninos encontram-se em pontos opostos da Terra. O menino A está próximo ao Pólo Norte e o menino B está próximo ao Pólo Sul.
Nesta situação espera-se que: 
A) o menino B caia, pois está de cabeça para baixo. B) os dois meninos se mantenham de pé, por causa da força da gravidade. C) os dois menino caiam, pois a Terra está em movimento. D) os dois meninos permaneçam nas mesmas posições, pois a Terra é redonda. Fonte: ESTÃO mais sujeitas à teníase...Ciência Rural, Santa Maria, RS, v. 30, n.3, p. 541-548, 2000. Disponível em <http://www.scielo.br/pdf/cr/v30n3/a30v30n3.pdf>. Acesso em 18 jul. 2008.

70. A preservação das espécies é imprescindível para a manutenção dos ambientes nativos porque, dessa forma: 
I - estão garantidas as fontes de alimento para os animais do local. 
II - se favorece o desequilíbrio ambiental. 
III - se mantém o equilíbrio das populações desse ecossistema.  
Assinale a alternativa que contém as afirmações corretas quando se pensa na preservação das espécies: 
A) I e II.
B) I e III.
C) II e III.
D) I, II e III.

71. Para um grupo de pigmeus da África Central, que vive da caça, da pesca e da colheita, dizia uma lenda que havia tanta água no princípio dos tempos que ela era vista até sobre a mais alta montanha. Nessa água vivia uma tartaruga enorme. Essa tartaruga punha ovos, e esses ovos geravam animais, pássaros e répteis. Quando uma canoa passou pela água, dois desses ovos caíram dentro dela e deles nasceram o primeiro homem e a primeira mulher. Essa crença dos pigmeus é uma das muitas interpretações sobre a: 
A) origem da vida no nosso planeta.  
B) formação dos pigmeus na África Central. 
C) formação dos fósseis no nosso planeta. 
D) origem de todas as coisas que existem no planeta.

72. A constelação Cruzeiro do Sul é vista somente do hemisfério Sul, fato pelo qual é muito utilizada no Brasil para localização, já que nosso país possui seu território quase que totalmente neste hemisfério. Para que você consiga localizar corretamente esta constelação com o auxílio de uma carta celeste, é necessário também que você conheça a localização: 
A) da Lua.
B) do Sol.
C) dos outros planetas.
D) dos pontos cardeais.

73. A constelação do Cruzeiro do Sul é bastante conhecida em nosso hemisfério porque representa uma referência para a localização dos pontos cardeais. A partir desta constelação podemos encontrar o ponto cardeal: 
A) Norte.
B) Leste.
C) Oeste.
D) Sul.

74. Observe as relações alimentares mostradas no esquema:  O papel desempenhado pelo cavalo, pelo capim e pelos fungos nesta cadeia alimentar é: 
A) cavalo (produtor) – capim (consumidor) – fungos (decompositores) 
B) cavalo (produtor) – capim (decompositor) – fungos (consumidores) 
C) cavalo (consumidor) – capim (decompositor) – fungos (produtores) 
D) cavalo (consumidor) – capim (produtor) – fungos (decompositores)

75. Os desenhos ao lado representam visões do céu, de uma mesma paisagem, durante o dia e a noite. Observe que a paisagem noturna, além da Lua, mostra muitas estrelas, o que não ocorre na paisagem diurna.
Sobre essa diferença é correto afirmar que, durante o dia, as estrelas: 
A) permanecem no céu, mas não conseguimos vê-las, pois elas perdem o brilho. 
B) permanecem no céu, mas não conseguimos vê-las, pois a luz do Sol as ofusca. 
C) movimentam-se para o outro lado da Terra que está no período noturno. 
D) movimentam-se para longe da luz do Sol e assim, acabam perdendo o seu brilho.

76. Um ser vivo que obtém seu alimento a partir do processo que transforma o gás carbônico e a água em alimentos na presença de luz solar e da clorofila pertence ao grupo dos:  
A) carnívoros.
B) herbívoros.
C) onívoros.
D) vegetais.

77. Leia o texto abaixo:  
O dia estava claro. Uma capivara e um pequeno gafanhoto se serviam de folhas tenras e verdinhas da beira do rio quando o inseto foi surpreendido por um bem-te-vi que o fez sair rapidinho da paisagem, que por sua vez recebeu um novo personagem, um jacaré. Este não perdendo tempo agarrou o bem-te-vi em segundos e voltou correndo para dentro da água.  

Assinale a alternativa que apresenta os organismos que aparecem no texto agrupados segundo sua posição na teia alimentar:


Produtor
Consumidor primário
Consumidor secundário
Consumidor terciário
a)
plantas
bem-te-vi
capivara; gafanhoto
jacaré
b)
jacaré
bem-te-vi
capivara; gafanhoto
plantas
c)
plantas
capivara; gafanhoto
bem-te-vi
jacaré
d)
capivara; plantas
gafanhoto
bem-te-vi
jacaré

78. Considere as seguintes cadeias alimentares:

I
Alface
Coelho
Onça


IIAlfacePulgãoJoaninhaSapo

Nas duas cadeias alimentares são herbívoros: 
A) a joaninha e o sapo.
B) o coelho e a onça.
C) o coelho e o pulgão.
D) o sapo e a onça.

79. O mapa mostra a distribuição das placas tectônicas, seus limites e as ocorrências de vulcões ativos no planeta. A análise da figura permite concluir que: Fonte: PLACAS Tectônicas. (adaptado). Disponível em:<http://usuarios.lycos.es/fotosamil/hpbimg/placas_tectonicas_vesper.jpg>. Acesso em: 1 nov. 2008.  
A) a maioria dos vulcões ativos distribui-se de forma igual entre o centro e a borda das placas tectônicas. 
B) a maioria dos vulcões ativos encontra-se no centro das placas tectônicas. 
C) não há coincidência entre os limites das placas e a ocorrência de vulcões. 
D) a maioria dos vulcões ativos encontra-se próxima aos limites das placas tectônicas.

80. Duas correntes de pensadores tentam explicar a origem da vida e da biodiversidade: os criacionistas e os evolucionistas. Os criacionistas consideram que Deus criou todos os seres vivos que viveram no passado e também os que vivem atualmente na Terra, não havendo relação entre as espécies atuais e as antigas. Já os evolucionistas acreditam que há evidências de parentesco entre os seres vivos que vivem atualmente com os que viveram no passado, mostrando que as espécies se modificam. Um argumento a favor do evolucionismo é que: 
A) a transformação das espécies ao longo do tempo é um fenômeno que ocorre ainda hoje. 
B) as espécies de seres vivos atuais não alteram suas características. 
C) as espécies de seres vivos que existem hoje são as mesmas do passado. 
D) o número de espécies pode diminuir com a extinção de algumas, mas não podem surgir novas espécies.

81. O Sol é muitas vezes maior que a Lua, apesar de aparentemente terem o mesmo tamanho, quando os observamos da Terra. Essa contradição pode ser explicada pelo fato: 
A) do Sol e da Lua estarem a uma mesma distância da Terra. 
B) da Lua estar mais distante da Terra que o Sol. 
C) da Lua e o Sol estarem mais próximos entre si do que da Terra. 
D) do Sol estar mais distante da Terra que a Lua.

82. Desde há muito, o ser humano tenta explicar a origem da vida. As duas figuras se referem a esse assunto. Observe-as, lendo as legendas:
Fonte: CULTURA crítica. Disponível em:<dribrasil.vilabol.uol.com.br/culturacritica.htm>Acesso em: 7 ago. 2008.Fonte: RADAR 21. Disponível em:<http://www.perspektiva.com.br/radar21/imagem/arte_nasa.jpg>.Acesso em: 7 ago. 2008.  
Legenda para a Figura 1: A cena que retrata a criação do ser humano por Deus foi pintada por Michelangelo (1475-1564), famoso artista italiano, no teto da Capela Sistina em Roma.  
Legenda para a Figura 2: Representação da superfície terrestre primitiva, mostrando as condições da época em que se considera que os gases da atmosfera poderiam ter se combinado para formar substâncias que originariam o primeiro ser vivo.  
A observação das figuras, a partir da leitura das legendas, leva a concluir que: 
A) as duas figuras estão relacionadas a idéias criacionistas, de que Deus criou todas as espécies como são atualmente. 
B) a figura 1 está relacionada à idéias criacionistas e a 2, a idéias evolucionistas. 
C) as duas figuras estão relacionadas a idéias evolucionistas, de que as espécies se modificam gradativamente desde a origem da vida. 
D) a figura 1 está relacionada à idéias evolucionistas e a 2, a idéias criacionistas.

83. A comunidade biológica de um rio apresenta enorme diversidade. Há peixes herbívoros que se alimentam de folhas e frutos dos vegetais das margens. Outros peixes são carnívoros. Também há peixes que filtram a água, alimentando-se de algas unicelulares e outros organismos microscópicos. A base da cadeia alimentar desse rio, ou seja, os organismos autótrofos são: 
A) as plantas e algas.
B) os peixes carnívoros.
C) os peixes herbívoros.
D) os peixes que filtram água

84. O pão, o queijo e a coalhada são produzidos a partir de fermentação. A respeito do processo de fermentação, pode-se afirmar que é realizado: 
A) pelas plantas para obter seus alimentos, transformando gás carbônico e água em açúcares e oxigênio. 
B) pelos fungos e bactérias, que transformam açúcares em outras substâncias, como o gás carbônico, o etanol e o ácido lático. 
C) pelos vírus, para facilitar sua introdução nas células hospedeiras. Eles transformam açúcares e oxigênio em gás carbônico em água. 
D) pelos animais, para transformar gás carbônico, etanol ou ácido lático, em açúcares.

85. Considere os seguintes organismos: uma laranjeira, um passarinho, um cogumelo e uma bactéria. Apesar das enormes diferenças entre eles, todos são considerados seres vivos, por que: 
A) fazem fotossíntese.
B) decompõem substâncias presentes no meio.
C) são formados por células.
D) utilizam gás carbônico para obter energia.

86. O ciclo hidrológico envolve a mudança de estado físico da água em diferentes etapas. As nuvens são formadas por água no estado: 
A) sólido.
B) líquido.
C) gasoso.
D) sólido e gasoso.

87. Nas etapas 1 e 3, as mudanças de estado físico que ocorrem são:   

Etapa 1
Etapa 3
A)
sólido para líquido
líquido para sólido
B)
líquido para sólido
sólido para líquido
C)
vapor para líquido
líquido para vapor
D)
líquido para vapor
vapor para líquido
Fonte: CICLO da água. Disponível em: <http://tbn0.google.com/images?q=tbn:oxz5DO0HyqV8sM:http://www.ied.ufla.br/alunos/turma0204/dupla19/ciclodaagua2.gif>.  Fonte: GOOGLE: imagens. Disponível em:<http://tbn0.google.com/images?q=tbn:oxz5DO0HyqV8sM:http://www.ied.ufla.br/alunos/turma0204/dupla19/ciclodaagua2.gif.>. Acesso em: 1 nov. 2008.

88. Apesar de invisíveis a olho nu, os micro-organismos estão presentes em vários acontecimentos do nosso dia-a-dia. Dos eventos citados a seguir:  
I - A fabricação de queijo.
II - O apodrecimento de uma fruta.
III - A obtenção de mel.

Têm a participação de micro-organismos os eventos: 
A) I e II, apenas.
B) II e III, apenas.
C) I e III, apenas.
D) I, II e III.

89. Na figura está representada a mudança de posição das sombras dos objetos na Terra ao longo do dia. O principal fenômeno responsável por esse acontecimento é o movimento de: 
A) rotação, no qual a Terra faz um giro completo em torno do seu eixo em um período aproximado de 24 horas. 
B) rotação, no qual a Terra faz uma volta completa ao redor do Sol em um período aproximado de 365 dias. 
C) translação, no qual a Terra faz uma volta completa ao redor do Sol em um período aproximado de 365 dias. 
D) translação, no qual a Terra faz um giro completo em torno do seu eixo em um período aproximado de 24 horas.

90. Leia o texto e responda:
Obesidade e sobrepeso tomam lugar de anemia e desnutrição em Pernambuco  
Uma “emergência epidêmica” de obesidade e sobrepeso está atingindo a população adulta em Pernambuco. O alerta está contido em um estudo apresentado pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), segundo o qual, o problema atinge até 77% das mulheres com mais de 50 anos no interior do estado.  
Fonte: OBESIDADE e sobrepeso... Último Segundo, Brasília, DF, 1 set. 2008. Disponível em:<http://ultimosegundo.ig.com.br>. Acesso em 1 nov. 2008.  

Esse problema – que também existe em nosso Estado (São Paulo) - poderá ser minimizado se essas pessoas, entre outros fatores, tiverem mais acesso: 
A) ao transporte e alimentação.
C) à educação e esporte.
B) à renda e trabalho.
D) ao trabalho e lazer.

91. A esquistossomose é uma doença que provoca várias lesões no fígado, no intestino e na bexiga. É causada por um pequeno verme parasita que, para desenvolver suas várias fases de vida, necessita tanto do corpo humano como de caracóis de água doce que vivem em valas, canais de irrigação, represas, poças fundas, margens de rios e lagoas, sendo pouco encontrado nas correntezas. Qual é a melhor forma de prevenir a esquistossomose, sem agredir o meio ambiente? 
A) Tratar o esgoto impedindo que os ovos liberados pelas fezes e urina cheguem aos locais de água parada. 
B) Combater caracóis que vivem em locais de água parada com substâncias que desequilibram as cadeias alimentares das quais participam. 
C) Tratar os rios com injeção de ar comprimido para oxigenar a água corrente e possibilitar o desenvolvimento de animais. 
D) Tratar as pessoas doentes, com medicamentos que matem formas adultas no fígado, intestino ou bexiga.

92. Os seres vivos obtêm, de diferentes fontes, a energia e a matéria-prima para a constituição de seus corpos, de acordo com o seu papel na cadeia alimentar. Selecione a alternativa que apresenta as relações corretas entre organismos e fonte de energia: 
A) Plantas/sol; animais herbívoros/outros animais; animais carnívoros/ vegetais; fungos/restos de seres vivos. 
B) Plantas/restos de seres vivos; animais herbívoros/vegetais; animais carnívoros/restos de seres vivos; fungos/restos de seres vivos. 
C) Plantas/sol; animais herbívoros/vegetais; animais carnívoros/outros animais; fungos/restos de seres vivos. 
D) Plantas/restos de seres vivos; animais herbívoros/outros animais; animais carnívoros/vegetais; fungos/sol.

93. No tempo de Aristóteles (século IV a.C.), um dos primeiros naturalistas a considerar a classificação dos animais, eram conhecidas cerca de 1.000 espécies, das quais 450 eram animais. As primeiras classificações, portanto, não eram mais que catálogos de seres vivos. Atualmente estima-se que haja cerca de 10.000.000 espécies, das quais menos de 2.000.000 se encontram devidamente descritas e organizadas. Podemos dizer, por isso, que classificar os seres vivos é importante para: 
A) produzir catálogos informativos para os pesquisadores. 
B) separar os animais pelos países em que vivem. 
C) organizar o conjunto de seres vivos para facilitar o estudo. 
D) agrupar os seres vivos pelas regiões em que vivem.

94. Leia o texto e responda:
Espécies marinhas que são alvo de pesca acabam em 2048, diz estudo: 
Um mundo sem filés de merluza ou pescada, sem salmões, camarões, casquinhas de siri e, claro, sem caviar. Um mundo desse tipo, sem nenhuma das fontes de alimento hoje extraídas do mar pelo homem, não está tão longe assim. Pesquisadores alertam que o ano de 2048 é o prazo-limite para o esgotamento de todas as espécies marinhas pescadas hoje, se nada for feito. 
[...] 
Os pesquisadores alertam ainda para o fato que os ambientes costeiros ajudam também a melhorar a qualidade da água e a impedir a inundação de cidades protegidas por mangues e recifes. Vai ser muito melhor para o bolso e para o estômago humanos achar uma maneira mais racional de explorar essa riqueza.  
Fonte: LOPES, Reinaldo josé. Espécies marinhas são alvo... G1, Rio de Janeiro, 2 nov. 2006. Ciência e saúde. (adaptado). Disponível em: <http://g1.globo.com/Noticias/Ciencia/0,,AA1336285-5603,00.html>.Acesso em: 22 jul. 2008.  

De acordo com o texto, acabar com a biodiversidade marinha pode provocar uma série de prejuízos tais como: 
A) a diminuição na quantidade da água e o aumento da quantidade de alimento para o ser humano. 
B) o aumento da qualidade da água e o aumento da quantidade de alimento para o ser humano. 
C) a proteção das cidades costeiras contra inundação e a melhoria na qualidade das construções. 
D) a diminuição da qualidade da água e a inundação das cidades costeiras.

95. As imagens a seguir, que estão em diferentes escalas, apresentam organismos dos 5 reinos em que são classificados os seres vivos. Eles possuem características comuns, que os definem como seres vivos, mas também possuem características que permitem seu agrupamento em diferentes reinos.                
Organismo 1                   Organismo 2

Organismo 3                   Organismo 4 

Organismo 5                   Organismo 6

São pluricelulares os organismos: 
A) 1, 2, 4 e 6.
B) 2, 3, 4 e 6.
C) 2, 3, 4 e 5.
D) 1, 3, 4 e 5.

96. O mapa indica os principais biomas brasileiros. São espécies típicas do Cerrado, da Mata Atlântica e da Caatinga, respectivamente:  A) girafa; anta; arara-azul;  B) ema; mico-leão-dourado; veado-catingueiro;  C) sagui-de-tufo-branco; tambaqui; bicho-preguiça;  D) leão; quati; calango.      
Fonte: IBAMA. Ecossistemas brasileiros. Disponível em: <http://www.ibama.gov.br/ecossistemas/>. Acesso em 21jul. 2008.

97. Um jovem escritor apaixonado por animais resolveu escrever pequenas histórias contando suas experiências no contato com a natureza e também seus conhecimentos sobre os animais. Ele resolveu escrever cada história envolvendo somente animais do mesmo grupo de vertebrados. Um exemplo de agrupamento dos animais que esse jovem pôde usar para escrever uma de suas histórias é: 
A) onça pintada, capivara e veado campeiro.
B) jacaré, sucuri e ema.
C) gavião,garça e morcego.
D) peixe-boi, lambari e piranha.

98. Um dos principais vulcões do Havaí é um dos mais ativos do mundo, o Kilauea, é uma montanha que se ergue desde o fundo do oceano, atingindo mais de 1.363 metros acima do nível do mar. As lavas derramadas acrescentam novos terrenos às ilhas do Havaí. Graças a grande quantidade de água e poucos gases, as lavas da maioria dos vulcões havaianos fluem continuamente, derramando-se muito quente, mas sem explosões. Esses fatos nos permitem deduzir que as lavas dos vulcões se: 
A) originam no fundo do mar.
B) originam no interior da Terra.
C) aquecem ao saírem dos vulcões.
D) resfriam no interior da Terra.

99. Na praia ou no campo, no final da tarde, as sombras são longas. Mas ao meio dia, as sombras são curtas, pois é quando o Sol alcança, durante o dia, o lugar mais: 
A) alto no céu.
B) perto da Terra.
C) próximo do horizonte.
D) próximo de nossas cabeças.

100. O leite é um dos ingredientes necessários para produzir queijos, que são obtidos por meio de um processo conhecido como fermentação. Além do leite, outro ingrediente indispensável para a fabricação de queijos é: 
A) azeite
B) levedura
C) álcool etílico
D) mel

101. Os vegetais são os organismos que ficam na base das cadeias alimentares, pois produzem a glicose (açúcar) a partir de elementos do ambiente em que vivem. Assinale a alternativa que explica esse fenômeno: 
A) na fotossíntese, os vegetais absorvem gás oxigênio da atmosfera e nutrientes do solo para, com a energia do Sol, não produzir glicose e gás carbônico. 
B) na respiração, os vegetais absorvem gás carbônico da atmosfera e nutrientes do solo para, com a energia do Sol, produzir glicose e gás oxigênio. 
C) na fotossíntese, os vegetais absorvem gás carbônico da atmosfera e nutrientes do solo para, com a energia do Sol, produzir glicose e gás oxigênio. 
D) na respiração, os vegetais absorvem gás nitrogênio da atmosfera e nutrientes do solo para, com a energia do Sol, produzir glicose e gás oxigênio.

102. Nas regiões próximas dos limites entre as placas tectônicas, além de vulcões também ocorrem outros fenômenos naturais que causam grandes prejuízos às sociedades, como a destruição de casas e prédios e o alagamento de áreas próximas ao litoral. Esses fenômenos são: 
A) terremotos e furacões.
B) terremotos e tsunamis.
C) chuvas e furacões.
D) furacões e tornados.

103. A tabela abaixo apresenta indicadores de saúde nas cinco regiões brasileiras em 2000.

Região
Coleta de esgoto adequada (%)
Abastecimento de água adequado (%)
Norte
33
47
Nordeste
36
65
Sudeste
81
88
Sul
62
79
Centro-oeste
40
73

De acordo com a tabela as regiões com as menores chances de desenvolver epidemias de doenças relacionadas ao esgoto não tratado são: 
A) Norte e Nordeste.
B) Norte e Centro-Oeste.
C) Sudeste e Sul.
D) Sul e Centro-Oeste.

104. Quando os animais chegaram ao novo jardim zoológico, o responsável não estava presente e a separação dos animais em recintos foi feita por pessoas sem as informações necessárias para tal tarefa. O grupo de animais do zoológico era composto por: onças, capivaras, jacarés, macacos, cobras sucuris, garças, piranhas, cachorros do mato e gaviões. Dos critérios abaixo, o mais adequado para garantir a sobrevivência de todos os animais é separá-los observando o seu tipo de: 
A) locomoção.
B) cobertura do corpo.
C) reprodução.
D) alimentação.

105. Considerando a estrutura interna do planeta Terra, pode-se dizer que a crosta está sobre um “mar de rochas derretidas”. Essa expressão se refere ao:  
A) manto, que é a camada mais interna da estrutura interna da Terra. 
B) manto, que é a camada mais espessa da estrutura interna da Terra. 
C) núcleo, que é a camada mais fina da estrutura interna da Terra. 
D) núcleo, que é a camada mais externa da estrutura interna da Terra.

106. Os fósseis podem ser utilizados para investigar o passado da Terra. Isso acontece, pois fósseis são restos:  
A) decompostos de seres vivos representantes de espécies atuais que vivem sob o solo. 
B) decompostos de seres vivos que viveram sob o solo há milhares de anos. 
C) de seres que viveram há milhares de anos e foram preservados entre as rochas. 
D) de animais aquáticos representantes de espécies atuais que habitam os oceanos.

107. A leishmaniose é uma doença provocada por um protozoário e sua principal característica é o aparecimento de feridas na pele, que são de difícil cicatrização. O modo de transmissão dessa doença está representado na figura a seguir.
Com base na figura, é correto afirmar que essa doença é transmitida: 
A) de uma pessoa para outra, por meio de gotículas de saliva contaminadas. 
B) de um cachorro para uma pessoa, por meio de uma mordida. 
C) de animais silvestres para uma pessoa, pela picada de insetos. 
D) de animais domésticos para uma pessoa, por meio de fezes contaminadas.   
Fonte: ALEISHMANIOSE é uma doença... Disponível em: <http://www.vira-lata.org.>. Acesso em: 12 ago. 2008.

108. Em todas as cadeias alimentares devem existir obrigatoriamente os produtores, seres que fabricam o seu próprio alimento através da fotossíntese, e os decompositores, seres que se alimentam de restos de animais e vegetais. Numa cadeia alimentar de um jardim, ocupam a posição de produtor e decompositor, respectivamente:
A) grama e formiga.
B) grama e fungo.
C) fungo e bactéria.
D) bactéria e formiga.

109. A atmosfera é uma camada de ar que se localiza acima da estrutura mais fina do exterior da Terra denominada:
A) crosta.
B) manto.
C) núcleo interior.
D) núcleo exterior.

110. Leia o texto a seguir  
Do lobo ao cão doméstico  
Está cada vez mais certo que o cão doméstico se originou do lobo cinzento (Canis lupus) ou de um ancestral comum muito próximo. Teorias antigas levantavam hipóteses de o cão ter sido originado a partir de coiotes, chacais ou outros lobos. Mas essas idéias foram abandonadas depois de analisado o DNA de cada espécie e de se ter constatado que o lobo cinzento e o cão possuem DNA quase idênticos. 
As semelhanças entre as duas espécies são muito grandes, desde a comunicação corporal, feita com sinais de submissão e dominância, até o comportamento de ataque e a inteligência para resolver problemas complexos. 
A capacidade de ser treinado e de se adaptar a diversas situações é uma das diferenças entre as duas espécies. É muito mais difícil ensinar um lobo do que um cão a sentar, a deitar, etc.  
Fonte: DO LOBO ao cão doméstico. Cães & Cia, Osasco, n. 318, nov. 2005. Disponível em:<http://www.caocidadao.com.br/artigos_caes.php?id=109>. Acesso em: 1 nov. 2008.

A respeito da idéia expressa na reportagem sobre a origem do cão doméstico, pode-se dizer que está de acordo com os princípios: 
A) criacionistas, de que Deus criou todas as espécies como são atualmente. 
B) evolucionistas, de que Deus criou os ancestrais de todas as espécies atuais. 
C) criacionistas, de que todas as espécies vêm se modificando ao longo do tempo. 
D) evolucionistas, de que todas as espécies evoluem com o passar do tempo.

111. Leia atentamente o texto a seguir que fornece informações sobre uma raça de cavalos.
[...]Cavalo Crioulo - Raça tipicamente sul-americana, é descendente direto dos cavalos ibéricos, trazidos pelos espanhóis e portugueses ao longo do século XVI para as regiões que formariam a Argentina, o Paraguai e o Brasil. De porte pequeno, é um animal "duro na queda": forte, corajoso e de grande resistência física. É utilizado principalmente como cavalo de trabalho, na lida com o gado, para passeios e na prática de esportes diversos. [...]   
Fonte: BAHIA. Secretaria de Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária. CONHEÇA as características de algumas raças... Notícias, Salvador, 15 ago, 2006. Disponível em:<http://www.seagri.ba.gov.br/noticias.asp?prt=true&prt=true&qact=view&exibir=clipping&notid=7407.>. Acesso em: 1 nov.2008.

A respeito da expressão “descendente direto dos cavalos ibéricos...” pode-se dizer que está de acordo com as idéias:  
A) criacionistas, de que Deus criou todas as espécies como são atualmente. 
B) evolucionistas, de que Deus criou os ancestrais de todas as espécies atuais. 
C) criacionistas, de que todas as espécies vêm se modificando ao longo do tempo. 
D) evolucionistas, de que todas as espécies evoluem com o passar do tempo.

112. Imagine que os elementos de uma célula pudessem falar e um deles comenta o seguinte: apesar de proteger o material genético, eu não faço parte de todas as células. Estou presente nas células dos animais e dos vegetais, mas não apareço nas bactérias. Quem sou eu?
A) O DNA.
B) A membrana plasmática.
C) A membrana nuclear.
D) O ribossomo.

Fonte bibliográfica:
http://ciefisbio.blogspot.com/p/simuladosavaliacoes.html
https://onedrive.live.com/view.aspx?cid=3B90BB5DC40707E8&resid=3B90BB5DC40707E8%211374&app=WordPdf
https://docs.google.com/document/d/125TSm40HnqpyN474QPpwOxGs5LIQy2W_awdK93GA79k/edit

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